As publicações do Caderno de Resumo e dos Anais de cada Edição seguem diretrizes especificas:
A inclusão do trabalho na programação do EPHA e a publicação nos Anais ficam condicionadas à aprovação do trabalho pela Comissão Avaliadora.
Não serão publicados os textos completos das comunicações que não forem apresentadas oralmente durante o evento.
O envio dos trabalhos deve seguir rigorosamente o cronograma e Edital estabelecido em cada Edição.
Todos os trabalhos enviados devem seguir as diretrizes e normas de publicação estabelecidas.
TODO o material e conteúdo enviado e, eventualmente publicado, é de TOTAL responsabilidade do(s) autor(es).
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA A PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EPHA
Apresentamos abaixo as normas para envio de trabalhos completos para a publicação dos anais do EPHA. Estas devem ser seguidas com rigor e exatidão.
Acesse o manual completo aqui ou confira abaixo.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA A
PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO V EPHA
Apresentamos abaixo as normas para envio de trabalhos completos para a publicação dos anais do EPHA. Estas devem ser seguidas com rigor e exatidão. E lembramos que TODO o material e conteúdo enviado e, eventualmente publicado é de TOTAL responsabilidade do(s) autor(es).
TÍTULO DO TRABALHO
Primeiro Autor – e-mail
Segundo Autor – e-mail
Resumo: Este documento apresenta instruções detalhadas para a apresentação e submissão de trabalhos para publicação nos Anais do EPHA, a fim de obter contribuições padronizadas. O autor deverá atender as seguintes diretrizes: a) digitar o corpo do texto em uma única coluna; b) utilizar no mínimo 8 e no máximo 12 páginas tamanho A4 (21 x 29,7 cm), configurar a página com margens direita, esquerda e inferior de 2,0 cm e 3,0 cm na margem superior do documento; utilizar fonte Times New Roman; d) escrever o resumo, em único parágrafo, em língua portuguesa e em língua inglesa, com no máximo 250 palavras, parágrafo sem recuo, espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado; e) no texto usar recuo de 1,0 cm na primeira linha, espaçamento 1.5 entre linhas e alinhamento justificado; f) as referências bibliográficas deverão ser listadas em ordem alfabética no final do trabalho; g) as figuras e/ou fotografias incluídas no trabalho deverão ser de boa qualidade. O trabalho já finalizado deverá ser enviado respeitando rigorosamente o cronograma apresentado na página do EPHA para o e-mail epha.unifesp@gmail.com em formatos PDF e Word. O assunto do e-mail, bem como, o título do arquivo salvo, deverão ser nomeados desta forma: Nome Sobrenome – Título - EPHA2020. Exemplo: Alberto Torres - As Fórmulas Químicas da Natureza - EPHA2020.
Palavras-chave: Primeira palavra; Segunda palavra; Terceira palavra (máximo de 5);
Abstract: This document presents detailed instructions ...
Keywords: First one; second one; third one; ...
1. INTRODUÇÃO
Os Anais do EPHA - serão publicados com a versão final dos trabalhos apresentados no evento, por isso, é muito importante que a formatação na versão digital da comunicação/apresentação esteja de acordo com as instruções que se seguem.
2. INSTRUÇÕES PARA DIGITAÇÃO
O trabalho deverá ser escrito no editor Word for Windows. A tradução para inglês do título, do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords), deverá ser apresentada logo após o Resumo.
3. DIMENSÃO DO TRABALHO
O trabalho completo, incluindo Figuras e Tabelas, está limitado entre 8 (oito) e 12 (doze) páginas em folha A4 (21 cm x 29,7 cm). Essa limitação deverá ser atendida rigorosamente. Cada trabalho poderá conter 8 (oito) imagens no máximo.
4. FORMATO DE PÁGINA
Cada página deverá ser configurada de modo a apresentar nas margens direita, esquerda e inferior de 2,0cm e 3,0cm na margem superior do documento. Essas margens definirão a área a ser utilizada ou impressa. Dentro dessa área o texto deverá ser formatado em uma única coluna, não devendo ser incluída qualquer moldura ou numeração de páginas.
5. ESPECIFICAÇÕES GERAIS PARA A FORMATAÇÃO DO TEXTO
O trabalho deverá ser digitado em fonte Time New Roman. O título do trabalho deverá ser escrito em tamanho 14pt, o resumo e as notas de rodapé devem utilizar tamanho 10pt e os demais elementos do texto deverão ser escritos em tamanho 12pt, incluindo títulos de seções, subseções e legendas de figuras e tabelas.
6. TÍTULO DO TRABALHO
O título deverá ser digitado em formato maiúsculo, negrito, tamanho 14 pt, em letras maiúsculas, com alinhamento centralizado, não devendo exceder 3 linhas. Deixar três linhas de espaço (11pt.) entre o final do título e o primeiro autor com espaçamento de 1,5.
7. AUTOR (ES) E AFILIAÇÃO
Digitar os nomes dos autores, alinhados à esquerda, um por linha, incluindo o primeiro nome, iniciais de outros nomes e os sobrenomes, seguidos pelo endereço eletrônico, usando hífen como separador. Os autores devem ser identificados por uma breve descrição incluída como nota de rodapé logo após o nome de cada autor, seguido da afiliação
correspondente. Exemplo: Pedro Henrique Medeiros1 – pedro.medeiros@exemplo.com.br
--------------------------------------------------
1. “Esta publicação faz parte da pesquisa de [mestrado/doutorado/desenvolvida na graduação, etc.] intitulada “[Insira aqui o título entre as aspas, sem utilizar caps lock]”, orientada [pela Profa. Dra./pelo Prof. Dr. ] [Insira aqui o nome do(a) orientador(a) sem caps lock. ex. João da Silva], desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em XXXXX; ou, para os graduandos, no “Departamento de XXXX”] da Insira aqui a Universidade onde a pesquisa é/foi desenvolvida, por extenso, como no seguinte modelo: Universidade Federal de São Paulo]. Para os bolsistas, ao final, inserir as informações no seguinte formato: A pesquisa conta com financiamento [detalhar aqui a agência e o número do processo, se for o caso]. Caso não tenha vínculo com alguma instituição no momento, descrever sua titulação (última) e por qual universidade titulou-se, seguindo o mesmo modelo). Quando houver mais de um autor da mesma instituição não será necessário repetir a afiliação. Os nomes dos autores deverão ser digitados em negrito e as demais informações deverão ser em estilo normal, isto é, nem em negrito, nem em itálico, com espaçamento de 1,0.
8. RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Digitar a palavra “Resumo:” em negrito, alinhado à esquerda, seguido de dois pontos e do texto, sem trocar de linha. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 10pt, alinhamento justificado, parágrafo sem recuo e espaçamento simples entre linhas. O resumo deverá ser escrito em parágrafo único e conter no máximo 250 palavras. Ao fim, dar espaçamento de uma linha e, então, digitar “Palavras-chave:”
“Palavras-chave:” em negrito e alinhado à esquerda, seguido de dois pontos. Digitar de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;), sendo que somente a primeira letra deverá ser escrita em maiúsculo. Todas as palavras escritas em Times New Roman, 10pt com espaçamento de 2 linhas entre as palavras-chave e o corpo do texto.
9. TÍTULOS DE SEÇÃO
Em caso de utilização de títulos (primários), estes devem ser em letras maiúsculas, em negrito e alinhado à esquerda. Iniciar o texto digitando a sua identificação em algarismos arábicos, seguida de um ponto, e então digitar o título da seção com recuo de 0,75cm (ou 7 espaços) da margem esquerda. Deixe uma linha de espaço (12 pt) acima e abaixo deste título. Para a seção secundária ou subseção todas as letras devem ser maiúsculas, não é necessário uso em negrito. Alinhar o título à esquerda. Iniciar pela digitação da identificação: dois algarismos arábicos separados por ponto e então digitar o título da seção com recuo de 0,75cm (ou 7 espaços) da margem esquerda. Deixar uma linha de espaço (12 pt) acima e abaixo do aludido título. Não numerar as seções INTRODUÇÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Utilizar especificamente estes termos.
Por exemplo:
1 SEÇÃO PRIMÁRIA MAIÚSCULO E EM NEGRITO 1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA
MAIÚSCULO SEM NEGRITO 1.1.1 Seção terciária minúsculo e em negrito 1.1.1.1
Seção quaternária minúsculo e itálico sem negrito 1.1.1.1.1 Seção quinaria normal sem negrito em minúsculo.
10. CORPO DE TEXTO
O texto deverá ser digitado em estilo normal, em Times New Roman, 12 pt usando espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento justificado. Começar cada parágrafo a 1,00cm da margem esquerda, sem espaço entre parágrafos subsequentes.
11. CITAÇÕES
11.1. A Citação Direta (ou textual):
Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas exatamente, sem alterações. Estas se classificam em:
a) CITAÇÃO DIRETA CURTA: quando não ultrapassam 3 linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas. Exemplo:
“Ser ou não ser, eis a questão”, (SHAKESPEARE, 1599, ato III Cena I), era a expressão preferida.
b) CITAÇÃO DIRETA LONGA: Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de 3 linhas. Estas são destacadas com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10 e não se utiliza aspas e espaçamento simples entre as linhas. Deve ser deixado um espaço de 1,5 entre o texto e esta citação. Ao final deve ser acrescentado o sobrenome do autor em caixa alta, ano, página.
Observação: Indica-se com reticências entre colchetes [...] a supressão de alguma parte do texto original. Os comentários ou observações também são feitos entre colchetes.
11.2. A Citação Indireta (ou Livre): A citação indireta é quando se expressa a ideia ou pensamento de outros, através de suas próprias palavras. Neste caso, deve-se indicar o nome do autor da seguinte forma:
a) CITAÇÃO INDIRETA 1: O autor pode ser citado no corpo do texto – usamos somente a primeira letra do nome em letra maiúscula + ano em que foi publicado o trabalho (entre parênteses). Exemplo:
Analisando a rotação do osso sobre a base, pode-se, segundo Kapan (2001), descobrir até que ponto haverá o desenvolvimento do paciente.
b) CITAÇÃO INDIRETA 2: O autor pode ser citado entre parênteses – com letra maiúscula + ano da publicação. Exemplo:
Analisando a rotação do osso sobre a base pode-se descobrir até que ponto haverá o desenvolvimento do paciente. (KAPAN, 2001)
c) Nos casos em que existem diversas obras de um mesmo autor citadas, elas serão identificadas pela data em que foram publicadas. Se houver coincidência de ano deve ser acrescentada, após a data, uma letra sem usar espaço. Exemplo:
Temby (2002a) afirmava que a evolução do sistema de defesa do organismo foi influenciada pelo tempo. E, em outro momento, complementou (2002b) que isso é uma real constatação quando falamos em anticorpos.
11.3. Citação de Citação:
a) Ocorre quando há citação de uma obra sem que se tenha tido acesso a ela. Indica-se o sobrenome do autor da obra – data – seguida da expressão latina apud (citado por). E em seguida o sobrenome do autor consultado + data e página. Exemplo:
Este instrumento de avaliação do desempenho dos alunos não apresenta embasamento estatístico e não pode ser provado. (MILLON,1999 apud SISTO, 2000, p.40)
12. SÍMBOLOS E UNIDADES
Todos os dados do trabalho, inclusive aqueles constantes em Tabelas e Figuras, deverão estar em unidades do Sistema Internacional (SI). A vírgula deverá ser o separador entre a parte inteira e a parte decimal de números fracionários.
13. IMAGENS E TABELAS
Tabelas: Deverão ser posicionadas o mais próximo possível de suas respectivas citações no texto. Texto e símbolos nelas incluídos deverão ser de fácil leitura, isto é, autoexplicativos, evitando o uso de símbolos muito pequenos. As Tabelas, bem como seus respectivos títulos, deverão estar centralizadas no texto e numeradas em sequência, utilizando algarismos arábicos e fazendo referência a elas no texto como Tabela 1 e em negrito. No caso de gráficos, denominar os eixos das coordenadas, incluindo as respectivas unidades, sempre que aplicável. Da mesma forma, denominar colunas/linhas em Tabelas, com respectivas unidades, quando for o caso. Posicionar, então, o título abaixo da mesma, deixando uma linha de espaço entre eles, lembrando que somente a palavra Tabela e o seu número deverão ser escritos em negrito.
Exemplo:
Tabela 1: Relação de artistas que participaram da Exposição Nacional em 1872.
Imagens: Caso haja inclusão de imagens, tais como fotos, obras, ilustrações, entre outras, estas deverão ser de boa qualidade, legíveis e com boa resolução (300 DPI e salvas em formato JPEG). Máximo de 8 (oito) imagens enviadas separadamente do texto - não incluir no corpo do texto. O autor deverá enviar em arquivo Word independente do texto completo, a relação geral das imagens aplicadas, numeradas, com suas respectivas legendas e contendo informações de acordo com os exemplos abaixo.
Exemplo:
Figura 1: Circulação Do Ar Em Função Da Temperatura.
Em caso de obra de arte, incluir o maior número de informações de identificação da mesma, por exemplo: título, autor, localização, dimensões, técnica e suporte. Exemplos:
Figura 1. Nome SOBRENOME. Título da imagem. Data. Especificação do suporte, dimensões. Acervo/coleção. Figura 1. Cândido PORTINARI. Baile na Roça. 1924. Óleo sobre tela, 97cm x 134cm. Coleção Particular.
Recomenda-se que as imagens utilizadas tenham 300 dpi de resolução real. DPI significa “pontos por polegada”, por isso o tamanho em centímetros depende da resolução (e vice-versa). Para obter uma boa resolução observar o seguinte: a) caso a imagem seja digitalizada a partir de um material impresso (livro, revista etc.), configurar no scanner 300 dpi, para reproduzi-la com o mesmo tamanho; uma foto 10 x15 digitalizada a 300 dpi pode ser reimpressa no tamanho 10 x15 ou menor, nunca maior. Caso queira essa mesma foto ampliada para 20 x 30, deverá ser digitalizada a 600 dpi (ou seja, o dobro do tamanho exige o dobro da resolução); b) caso a imagem provenha de uma fotografia em máquina digital, é necessário fazer o cálculo, por exemplo: uma imagem de página inteira na revista (17x21cm) numa resolução de 300 dpi precisa ter 2100 x 2500 pixels de dimensão para que se obtenha uma boa qualidade. Imagens que precisem de ampliação devem ter o procedimento realizado impreterivelmente ao digitalizar; não é possível aumentar uma imagem de baixa qualidade em programas de edição. Ao salvar uma imagem em JPG, escolha o valor máximo de qualidade (normalmente 12, numa escala de 3 a 12).
14. AUTORIZAÇÃO/RECONHECIMENTO
Se na elaboração do texto for utilizado material protegido por direitos autorais, poderá haver a necessidade de obter a devida autorização do detentor dos aludidos direitos para fins de publicação do material. Todo o processo de solicitação e liberação, eventuais custos e aplicação são de inteira e única responsabilidade do autor(es), assim como todo o texto/obra.
15. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O texto deverá ser digitado com editor Word for Windows. Não serão aceitos trabalhos enviados por correio ou fax. Recomenda-se que antes da submissão do texto seja efetuada rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação de todo o conteúdo, tanto em português quanto para demais idiomas. Caberá à Comissão Organizadora do EPHA comunicar, via e-mail, o recebimento e a aceitação ou não de cada um dos trabalhos que lhe forem enviados. O trabalho enviado é de TOTAL responsabilidade do(s) autor(es).
16. REFERÊNCIAS
As referências bibliográficas irão ao final do texto, listadas em ordem alfabética e deverão seguir o formato que se segue: Times New Roman tamanho 11pt, normal, alinhamento justificado, parágrafo sem recuo, espaçamento simples entre linhas. Conforme:
Associação Brasileira de Normas Técnicas. Nbr 14724: Informação e documentação: Trabalhos Acadêmicos: Apresentação. 3. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
16.1. ALGUNS MODELOS
16.1.1. De Um Artigo De Periódicos:
GURGEL, C. Reforma do Estado e Segurança Pública. Política e Administração. Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 15-21, 1997.
16.1.2. De Um Livro:
MINERVINI, N. O Exportador: Ferramentas Para Atuar Com Sucesso No Mercado Internacional. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
16.1.3. Dissertações, Teses, Trabalhos De Conclusão De Curso:
GONTIJO, Kaanda Nabilla Souza. Método De Avaliação Dinâmica Do Alinhamento Articular Dos Membros Inferiores Dos Bailarinos Durante O Passo Pliê Do Ballet Clássico. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
16.1.4. De Trabalho Apresentado em um Evento:
SANTOS, Fernando Bruno. Jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de mudanças ocorridas no período de 1999 a 2002. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais[...] Porto Alegre: MFPA, 2005. v. 1, p. 236 - 240.
16.1.5. Imagem em Movimento (Filme):
AS BRUMAS DE AVALON. Direção Uli Edel. São Paulo: Warner, 2001. 1 DVD (183 min), DVD, son, color.
16.1.6. Artigos De Jornais:
SILVA, Antonio Ferreira. Sonho e Conquista: O Fim da Ditadura Militar. Correio Geral do Brasil, São Paulo, p. 25-27, 12 abr. 2003. Caderno de Política.
16.1.7. Documentos Eletrônicos Online:
HERNANDES, Elizabeth Sousa Cagliari; BARROS, Jônatas de França. Efeitos de um programa de atividades físicas e educacionais para idosos sobre o desempenho em testes de atividades da vida diária. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 12, n. 2, p. 43-50, jun. 2004. Disponível em: http://www.ucb.br/mestradoef/RBCM/12/12%20-%202/c_12_2_7.pdf. Acesso em: 05 jun. 2019.
Todo e qualquer item não contemplado pelas diretrizes aqui apresentadas, deverá seguir com rigor e exatidão as normas disponíveis em:
https://www.unifesp.br/campus/gua/images/Biblioteca/MANUAL_de_normaliza%-C3%A7%C3%A3o.pdf
Ao encaminhar a proposta para publicação nos ANAIS DO EPHA, o autor/comunicador declara estar de acordo com todas as normas aqui apresentadas e autoriza a divulgação do material enviado em qualquer mídia, meio, suporte, prazo ou fim.