DIA 06/12/2021
MESA 1 | Horário: 10h – 12h
Maria Ilda Trigo | Warhol-foto-cinema: um ensaio sobre as relações de Andy Warhol com as imagens técnicas
Aline Ferreira Gomes | O prazer do encontro: os visitantes de museus nas fotografias de Alair Gomes
Gabriela da Silva Chaves | A produção e circulação dos sentidos construídos em torno do resgate da obra fotográfica de Vivian Maier
Victor Santos da Costa | A Nova York de Peter Hujar: da década de Liberação Gay rumo a crise da AIDS
MESA 2 | Horário: 14h – 15h30
Davi Luis Galindo dos Santos | Cidade em movimento: apreensões do urbano e prática estética nas velocidades contemporâneas
Stefanie Clarice Ramos Moysés | Rua 25 de Março - Paisagens de Antonio Ferrigno em São Paulo
Julia Maria de Souza dos Santos | A paisagem carioca por Thomas Georg Driendl: um estudo de caso
Márcia Valéria Teixeira Rosa | O acervo de pinturas de retratos eclesiásticos na igreja de São Francisco de Paula/RJ
MESA 3 | Horário: 16h – 17h30
Helena Ariano | Eros e Morte - a linguagem do corpo no curta Yûkoku de Yukio Mishima
Nina Ingrid Caputo Paschoal | Representações femininas na pintura orientalista do século XIX
João Víctor Kurohiji Bonani | Raiz geográfica como “autenticidade” dos substratos periféricos: aproximações através do escultor Nagare Masayuki
Priscilla Simões Dias Casagrande | O exótico na obra “Modelo com traje japonês” de Pedro Weingärtner
MESA 4 | Horário 18h – 19h30
Letícia Asfora Falabella Leme | Marie Laurencin e as artistas brasileiras: entre o moderno e o feminino
Brenda Helen Medeiros Yoshioka | O Ma: diálogos com a escritura barthesiana
Nicoli Braga Macêdo | Uma visão do feminino nas Belas Artes em Portugal
Isabela Ramos de Oliveira | Pintoras e o acervo museológico: embates sobre gênero na arte brasileira
CONFERÊNCIA DE ABERTURA | 20h – 21h30
Profa. Dra. Marcela Drien (Universidad Adolfo Ibáñez) | En la búsqueda de autenticidad: expertizajes y atribuciones de pintura europea en Chile
Mediação: Profa. Dra. Angela Brandão (UNIFESP)
DIA 07/12/2021
MESA 5 | Horário: 10h – 12h
Alice Almico Saraiva | O Santuário Nossa Senhora da Salette: história de uma igreja neogótica
Clara Mourão Downey | Cultura de museus no Brasil: da gênese à contemporaneidade
Carolina Barbosa de Melo | O testemunho gráfico dos salões de arte moderna do Distrito Federal
Guilherme Moreira Santos | Entre duas caixas: Donald Judd, Hélio Oiticica e o trânsito artístico entre Brasil e Estados Unidos nos anos 1960
MESA 6 | 14h – 15h30
Débora Poncio Soares | Entre Apagamentos e Lembranças: Sylvia Meyer e o modernismo
Luiza Helena Amorim Coelho Cavalcante | Nice Firmeza e a pergunta: Por que não houve grandes mulheres artistas no Ceará?
Natalia da Silva Candido | Tecendo fios
Camila Vitório Siqueira | Corpo, discurso e representação: alguns apontamentos sobre o trabalho de Letícia Parente
MESA 7 | 16h – 18h
Rachel Midori Sugo Miyagui | A Gravura como prática coletiva: a experiência de ateliês coletivos na cidade de Santos
Ana Beatriz Acioli Mendes | Por uma História da Arte Sinestésica: as reivindicações poéticas da seleção de obras para a Oficina de Percepção Auditiva-Visual
Jancileide Souza dos Santos | Arte, criação artesanal e memória biocultural
Anderson Oliveira | Por uma Unidade Experimental: a potência educativa da arte pública contemporânea
Ana Maria Tibaldi Basso; Anderson Diego da Silva Almeida | O 'Corpomanto' e a costura da memória
MESA 8 | 18h30 – 20h30
Thiago Tozawa Matias | As exposições de arte compreendidas a partir do conceito operativo de dispositivo
Christian Mascarenhas | O Convento da Luz e o Museu de Arte Sacra de São Paulo: um resgate da arquitetura colonial paulista
Daniel Henrique Alves de Castro | As obras de São Francisco de Assis por Manoel da Costa Ataíde
Klency Kakazu de Brito Yang | A pintura cassinense do mestre Peter Lenz com seus discípulos realizada por Maurice Denis em 1904
Giovanna Houri de Lima | O Pavilhão Mourisco no Rio de Janeiro - Pensando caminhos artísticos e culturais
DIA 08/12/2021
MESA 9 | 10h – 12h
Tarcísio Antonio da Silva | O restauro da Pinacoteca do Estado de São Paulo e as intervenções de Paulo Mendes da Rocha em edifícios de interesse histórico
Laís Silva Amorim | O tombamento do Edifício "A Noite" pelo IPHAN e as suas construções históricas
Luis F. S. Sandes | Arte e arquitetura em Carlos Fajardo, Artur Lescher, Marcius Galan e Roberto Wagner: leitura de obras
Gabriel de Campos Barrera San Martin | Caminhos contemporâneos, entre Arthur Danto e Douglas Crimp
Lucas Silva de Lira | Nuvens sobre Brasília: Mário Pedrosa e a arquitetura moderna brasileira
MESA 10 |14h – 15h30
Gabriela Costa de Oliveira | Uma análise curatorial da 30ª edição do programa de exposições do CCSP. O que pode ser uma curadoria ativista no Brasil?
Leandro de Santana Silva | Dos enredos às alegorias: As representações de Oxalá nos desfiles carnavalescos de São Paulo
Bruna Gomes Afonso | Protagonismos afro-capixabas e o Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas
Elielton Ribeiro Rodrigues | A curadoria do Museu de Arte Osório Cesar: construindo narrativas com imagens do Juquery
MESA 11 | 16h – 17h30
Simone de Oliveira Souza | O olhar do artista e o olhar do colecionador: reflexões sobre as obras dos Irmãos Timotheo da Costa no acervo do Museu Afro Brasil
Natália Cristina de Aquino Gomes | Dândis aquém e além-mar: autorrepresentação e representação de artistas estrangeiros e brasileiros no entresséculos XIX e XX
Fabriccio Miguel Novelli Duro | João Guilherme Le Gros e Friedrich Steckel: dois colecionadores nas Exposições Gerais de Belas Artes
Ramsés Albertoni Barbosa | A beleza é o reino onde as lutas e as mortes acontecem: os retratos e a correspondência de Cândido Portinari
MESA 12 | 18h – 19h30
Ruy Luduvice | Bataille e Masson contra o fascismo: Sol Acéfalo
Natália Ferreira de Almeida | Os entalhes botânicos - arte e ciência no acervo do Museu Florestal Octávio Vecchi
Andressa Furlan Ferreira | Pesadelo na imagem e na palavra: Henry Fuseli e Erasmus Darwin
Vivian Catarina Dias | Variações ontológicas do imprevisível, a eco-estética
MESA 13 | 20h – 21h30
Uilton Garcia Cardoso Júnior | O significado da ausência: o caso das cópias encomendadas por D. Pedro II dos retratos de Albert Eckhout
Joyce Farias | A autoria como uma estratégia de investigação: o caso das esculturas de santos-amuletos do Vale do Paraíba
Laila Pereira de Siqueira | O estudo linguístico na pesquisa de Cheikh Anta Diop - Primeira obra publicada
Mariana Conde Rhormens Lopes | O Corpo rítmico nas danças Gumboot (África do Sul) e Makwayela (Moçambique)
Antonio Herci Ferreira Junior | Do abstracionismo à virtualidade. Willys de Castro e crise de expansão da modernidade
DIA 09/12/2021
MESA 14 | 10h – 12h
Tânia Kury Carvalho | Conjecturas acerca de uma influência das artes cênicas sobre a interpretação de Ticiano dos mitos de Ferrara
Angela Rosch Rodrigues | O grotesco e o sublime na obra de G. B. Piranesi
Lucas Ferreira dos Santos Olles | Os Três Corpos da Rainha Virgem - a Sacralização Régia de Elizabeth I
Matheus Corassa da Silva | Le Roi gouverne par lui-même: o corpo do poder nas pinturas de Charles Le Brun (1619-1690) para a Grande Galerie de Versalhes
Grasiela Prado Duarte de Oliveira | Representação sonora no Inferno de Hieronymus Bosch: instrumentos, tortura e notação musical original do Tríptico Juízo Final de Viena
MESA 15 | 14h-15h30
Julia Furtado Zanon | Casa Corpo, Corpo Ninho
Luís Fernando Beloto Cabral | Arte e alteridade em Júlio Bressane e Hélio Oiticica
Débora Fernandes Medeiros | O Abrigo Poético de Brígida Baltar: um inventário de ações em casa
Mariana Abramo Fugagnolli; Lara Rossi Ambrozin | Corpos que (não) importam: regimes de invisibilidade e vidas precarizadas, um caso de estudo de Ai Weiwei
MESA 16 | 16h – 17h30
Vitoria Amadio de Oliveira | Relações entre pintura brasileira e literatura na segunda metade do século XIX: apontamentos iniciais
Ana Paula dos Santos Carlos | O drama e a supressão do drama no teatro brasileiro do século XIX
Raquel Medina Cabeças | A moldura europeia: breve panorama da prática teatral (séc. XVI-XVII)
Gabriele Oliveira Teodoro | Retratos pintados de escritores como processo de mediação entre literatura e pintura no Modernismo Brasileiro
MESA 17 | 18h – 20h
Daniela Calvo Rodrigues Dionizio | Uma luta construída por imagens e palavras
Alex Silva Moreira | Reflexões sobre a iconografia campesina enquanto exemplar da cultura e da arte popular
Barbara Mangueira do Nascimento | Estratégias estéticas da arte colombiana diante da violência do conflito armado
André da Silva Torres | Nosso norte é o sul: a relevância de Torres Garcia na exposição vizinhos distantes
Helena Wilhelm Eilers | Tiempo de Mirar: imagem, corpo e exposição
10/12/2021
Mesa 18 | 10h – 12h
Roberta Mendes de Sá | As casas-museus como dimensão patrimonial na contemporaneidade: A Fundação Ema Klabin e o Museu Lasar Segall como articuladores da dinâmica de preservação
Mario Caillaux | A exploração de novos circuitos através das imagens em movimento nas artes visuais brasileira no ano de 1973
Helder Manuel da Silva de Oliveira | Alberto Burri: experimentação e pintura na Bienal de São Paulo
Victor Raphael Rente Vidal | Narrativas em disputa: crítica de arte e abstração na década de 1950/1960
Bruna Fernanda Vieira Silva | A exposição American Women Artists - 1980 e o discurso institucional sobre o feminino na arte contemporânea
Mesa 19 | 14h – 16h
Cintya dos Santos Callado | Pierre Francastel e Georges Didi-Huberman: um diálogo entre teóricos para pensarmos obras de pintura da Exposição Geral de Belas Artes de 1890
Alan Ricardo Floriano Bigeli; Gustavo Henrique Dionisio | Hiper-Realismo e subjetividade: psicanálise e artes visuais
Vitoria Paschoal Baldin | Relações entre o grafite e o conflito israelo-palestino: aspectos estéticos, políticos e comunicativos
Carlos Henrique Nunes Costa | A estética da saturação de Eduardo Montelli
Mesa 20 | 16h30 – 18h30
Maria Carolina Rodrigues Boaventura | Na fronteira: a produção artística de Candido Portinari e Antonio Berni e suas demandas sociais
Jovita Santos de Mendonça | Aura e autenticidade: os desenhos de J. Carlos para as capas de Para Todos…
João Paulo Brito dos Santos Ovidio | A fase social de Renina Katz (1948-1956)
Flavia de Paiva Brites Martins | Anos 60: o jogo do engajamento político, caracterização de posicionamentos
Cássia Pérez da Silva | Jeff Koons e merchandising art: uma análise do consumo e valor para além do mercado de arte
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO | 20h – 21h30
Profa. Dra. Claudia Valladão de Matos Avolese (UNICAMP) | Uma História da arte para o antropoceno: novas abordagens a partir de uma perspectiva ecocrítica
Mediação: Profa. Dra. Leticia Coelho Squeff (UNIFESP)