LISTAGEM DE APROVADOS

Acesse a lista de participantes selecionados para o VI EPHA clicando AQUI.

Edital - VI EPHA

I O EPHA

O Encontro de Pesquisas em História da Arte (EPHA) é um evento acadêmico anual organizado por discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O EPHA se constitui como um espaço de divulgação, diálogo e reflexão de estudos em História da Arte e áreas afins de pesquisas acadêmicas de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e docentes, desde que concluídas a partir de 2019 ou ainda em desenvolvimento, estendendo-se à participação de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e ao público em geral na modalidade de ouvinte.


II OBJETIVOS

a) O EPHA objetiva divulgar e promover encontros, trocas e diálogos entre pesquisadores da História da Arte e pesquisas com temáticas interdisciplinares afins;

b) De caráter interdisciplinar, o EPHA é extensivo a pesquisadores(as) e participantes de variadas IES, nacionais e estrangeiras, áreas de saber, localidades e que desenvolvam atividades acadêmicas e pesquisa em História da Arte e suas interfaces com outras áreas e ciências;

c) O EPHA propõe um espaço de integração entre a comunidade acadêmica e o público em geral, o qual pode participar como ouvinte e interagir com perguntas aos(as) apresentadores(as).


III PÚBLICO-ALVO

  1. Apresentação de Trabalhos: inscrições disponíveis apenas a pesquisadores(as) vinculados(as) a Instituições de Ensino Superior (IES) cujas pesquisas se relacionem com a História da Arte e áreas correlatas;


a) as inscrições estão condicionadas a pesquisadores(as) com trabalhos em andamento ou àqueles(as) que concluíram pesquisas a partir de 2019.

  1. Ouvintes: aberto a toda comunidade e pessoas interessadas em História da Arte. Informamos que todo o evento será em língua portuguesa e sem tradução simultânea e/ou legendas automáticas para outros idiomas. Poderá haver convidados estrangeiros que profiram palestras em outros idiomas.


IV DA REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO NO EVENTO

  1. Por causa da pandemia de Covid-19, a VI edição do EPHA será realizada remotamente (on-line) em plataforma a ser informada no site do evento;

  2. Neste ano, a Comissão organizadora do VI EPHA instituiu o envio de gravação prévia das apresentações para todos(as) os(as) comunicadores(as) selecionados(as) a participar do evento;

  3. Informações e detalhes técnicos a respeito das apresentações e gravação dos vídeos serão disponibilizados posteriormente aos(as) comunicadores(as) .


V INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas da 00h01min do dia 04 de outubro às 23h59min do dia 07 de outubro de 2021.

a) A temática do EPHA é livre e de caráter interdisciplinar, desde que relacionada a História da Arte e áreas afins;

b) Inscrição para apresentação de trabalhos: os(as) interessados(as) em submeter proposta de comunicação devem se inscrever por meio do formulário disponível na página do EPHA (https://epha.unifesp.br/), respeitando o cronograma e as normas deste Edital.


VI INSCRIÇÃO DE COMUNICAÇÕES

Para se inscrever no VI EPHA, o(a) pesquisador(a) deve necessariamente estar vinculado a Instituição de Ensino Superior (IES), ter pesquisa em andamento ou concluída até 2019 e relacionada a História da Arte e áreas afins.


a) Ao preencher a ficha de inscrição, o(a) candidato(a) deverá incluir um resumo (de no mínimo 2.000 e no máximo 2.500 caracteres sem espaço), conforme informações disponíveis no próprio formulário;

b) É possível submeter trabalhos em coautoria, desde que limitados a apenas dois autores no total;

c) Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter apenas um resumo no evento;

d) No caso de trabalhos em coautoria, o texto deve ser redigido/elaborado por ambos(as) os(as) autores(as);

e) No ato da submissão, os(as) autores(as) devem estar cientes de sua inteira responsabilidade quanto a conteúdo, veracidade da autoria e opiniões expressas no trabalho;

f) Os(as) autores(as) devem observar os padrões ortográficos e gramaticais da norma culta padrão da Língua Portuguesa;

g) Autores(as) vinculados às IES de outros países que queiram submeter trabalhos devem enviá-los em português, respeitando as normas ortográficas e gramaticais da norma culta padrão da Língua Portuguesa e estar cientes de que o evento será proferido em português e não terá tradução simultânea e/ou legendas automáticas;

h) Os(as) autores(as) responsabilizam-se integralmente pelo preenchimento correto das informações pessoais, pelo teor e pela autoria do resumo e do artigo, uma vez que esses dados serão utilizados para a produção dos certificados e publicação nos Anais, ressaltando que não serão permitidas alterações posteriores;

i) O conteúdo, a autoria, a revisão do texto de acordo com as normas da Língua Portuguesa padrão culta e os direitos autorais das imagens utilizadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(as) autores(as);

j) Sob nenhuma hipótese serão aceitos trabalhos fora do prazo de inscrição.


VII SELEÇÃO DE TRABALHOS

A Comissão Organizadora do VI EPHA realizará a seleção dos trabalhos considerando os seguintes itens:


a) Se o(a) inscrito(a) tem vínculo institucional em IES e pesquisa em andamento ou concluída no máximo até 2019;

b) Relação da pesquisa com a História da Arte e áreas afins;

c) Análise do resumo submetido para avaliação e se atende ao modelo que for pedido no google forms;

d) Clareza na definição do objeto de estudo e dos objetivos da apresentação;

e) Coerência do conteúdo, correspondência do resumo ao título proposto e às palavras-chave escolhidas;

f) Coesão e coerência na redação do resumo e adequação à norma culta padrão da Língua Portuguesa.


VIII DOS RESUMOS SELECIONADOS

a) Os(as) autores(as) que submeterem resumos (conforme informações disponíveis no próprio google forms) por meio do formulário de inscrição receberão a mensagem de confirmação automática;

b) A aprovação dos resumos selecionados será publicada somente no site do evento a partir do dia 25 de outubro de 2021;

c) Cada proponente deve acompanhar e manter-se informado(a) a respeito do aceite para o evento no site do VI EPHA (https://epha.unifesp.br/);

d) Ao se inscrever e enviar o resumo, o(a) inscrito(a) confirma que leu e aceitou todas as normas e os termos previstos neste Edital.

IX DO ENVIO DOS VÍDEOS

A apresentação no VI EPHA se dará por meio de gravação prévia das comunicações. Para tanto, cada apresentador(a) deverá gravar um vídeo expondo sua pesquisa de acordo com os itens a seguir:


a) Vídeo com máximo de 15 minutos;

b) O vídeo deve corresponder ao conteúdo e ao tema do resumo selecionado.


Posteriormente, a equipe Organizadora do VI EPHA disponibilizará no site as instruções dos procedimentos para as gravações das apresentações.


X DA APRESENTAÇÃO NO EVENTO


No dia do evento, os(as) mediadores(as) exibirão o vídeo correspondente a cada apresentação. Após a exibição das gravações dos(as) comunicadores(as) presentes, haverá discussão ao vivo (online) e participação do público por meio de perguntas.

Os trabalhos selecionados serão divididos em sessões online em plataforma a ser informada e de acordo com o eixo temático de cada pesquisa, conforme proposto pela Comissão Organizadora do VI EPHA.

Cada sessão temática terá um(a) mediador(a) responsável por apresentar os(as) comunicadores(as), suas respectivas pesquisas e mediar a participação do público presente.

Observação: a exibição da gravação no VI Encontro de Pesquisas em História da Arte é condicionada à presença e à participação do(a) apresentador(a) na sessão de comunicação.


XI PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO


Os trabalhos apresentados no VI EPHA serão publicados nos Anais do evento, conforme o disposto no template disponível no site do EPHA (https://epha.unifesp.br/) e observando os itens a seguir:


a) Após a participação no evento, os(as) autores(as) podem enviar o trabalho completo para a publicação nos Anais.

b) A publicação nos Anais requer que o(a) autor(a) aceite todas as regras do evento explicitadas neste edital, no cronograma, nas normas para submissão que constam na página do EPHA e na autorização de cessão de direitos autorais para a publicação do trabalho nos meios de divulgação concernentes ao evento;

c) As publicações dos textos completos nos Anais do VI EPHA condicionam-se à participação e à apresentação do(a) autor(a) do trabalho no evento;

d) 31 de janeiro de 2022: prazo final para envio dos textos completos para publicação nos Anais do VI EPHA;

e) Cada autor(a) é responsável pelo conteúdo, pela autoria do texto apresentado e pelo direito de reprodução das imagens utilizadas.


XII INSCRIÇÕES DE OUVINTES

As inscrições para ouvintes estarão abertas de 29 de novembro a 06 de dezembro de 2021. Os(as) interessados(as) devem preencher a ficha de inscrição conforme instruções na página do EPHA (https://epha.unifesp.br/).


XIII CRONOGRAMA

  • Inscrições para apresentação de trabalho (preencher formulário e submeter o resumo de acordo com o google forms disponível no site do EPHA) - das 00h01 do dia 04 de outubro às 23h59 do dia 07 de outubro de 2021

  • Divulgação dos resumos selecionados no site do evento - 25 de outubro

  • Envio das comunicações gravadas - Até 24 de novembro

  • Divulgação da programação no site do evento - 29 de novembro

  • Inscrição de ouvintes com direito a certificado - 29 de novembro a 06 de dezembro

  • Realização do evento - 06 a 10 de dezembro

  • Prazo final para envio dos textos para publicação (template disponível no site do EPHA) - Até 31 de janeiro de 2022

  • Emissão dos certificados de participação (apresentação de trabalho e ouvintes) - Até 7 dias corridos após o evento



XIV CERTIFICAÇÃO

Apresentação de trabalho: o certificado será emitido exclusivamente em nome do(a) autor(a) que apresentou no VI Encontro de Pesquisas em História da Arte.

Ouvintes: o certificado será disponibilizado por meio de link a ser publicado no site do EPHA a todos(as) ouvintes que se inscreveram e confirmaram presença no dia do evento, conforme instruções no site.


XV DISPOSIÇÕES FINAIS

a) Se em qualquer momento for verificado que o(a) autor(a) descumpriu quaisquer das disposições deste Edital, a inscrição e os atos dela decorrentes serão cancelados;

b) O(a) autor(a) é responsável pela autoria de seu trabalho, pela exatidão, pela veracidade das informações e pelos direitos das imagens utilizadas;

c) Casos omissos serão resolvidos pela Coordenação e pela Comissão Organizadora do VI EPHA;

d) Os(as) autores(as) que enviarem seus textos completos para publicação nos Anais do VI EPHA cedem automaticamente os direitos autorais, em caráter irrevogável e gratuito, ao evento, o qual poderá divulgá-los em quaisquer tipos de mídias;

e) Dúvidas e contatos devem ser enviados para o e-mail: epha.evento.unifesp@gmail.com





Coordenadora: Profª. Drª. Elaine Dias [Biênio 2020-2021]

Vice-Coordenadora: Profª. Drª. Angela Brandão [Biênio 2020-2021]

COMITÊ CIENTÍFICO


Drª. Ana Maria Cavalcanti - EBA, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Drª. Angela Brandão - EFLCH, Universidade Federal de São Paulo - Brasil

Drª. Carolina Vanegas Carrasco - Universidad Nacional de San Martín - Argentina

Drª. Elaine Dias - EFLCH, Universidade Federal de São Paulo - Brasil

Drª. Fernanda Mendonça Pitta, Pinacoteca do Estado de São Paulo - Brasil

Drª. Isabel Plante - CONICET, Universidad Nacional de San Martín - Argentina



Realização: